Outras teorias
-Temperatura
Alguns especialistas afirmam que o frio estava matando dinossauros muito antes do asteróide,se sabe que antes do asteróide os dinossauros já não eram tão numerosos. Fósseis de dinossauros encontrados em Alberta, no Canadá, e que datam de sete milhões de anos antes da colisão do asteróide até a época da colisão, mostram que a temperatura média na região caiu de 25ºC para 15ºC.
-Mamíferos
Alguns paleontólogos acreditam que pequenos mamíferos comiam ovos de dinossauros e poderiam ter prejudicado de forma permanente o processo de reprodução dos mesmos.
-Doenças
Propôs-se que os dinossauros desenvolveram novas doenças e que sendo migratórios por natureza acabavam levando-as para outras regiões, contaminando outros dinossauros.
-Erupções vulcânicas
A teoria consistente, que grandes erupções vulcânicas tenham ocorrido há 65 milhões de anos e tenham durado por milhares de anos. Nesse tempo, mares de lava basáltica teriam sido expelidos através da crosta terrestre na faixa de terra que forma hoje o planalto de Deccan, no centro da Índia. As erupções teriam liberado gases e poeira suficientes para envenenar toda a atmosfera, impedindo que a luz do Sol alcançasse a superfície do planeta. Essa catástrofe natural teria causado um estrago semelhante ao de um asteróide, sendo que a extinção das espécies ocorreria na mesma ordem da cadeia alimentar.
-Cometa
Outra teoria é que pode ter sido uma chuva de cometas. Essa possibilidade para alguns cientistas é decorrente da ausência de uma cratera proveniente de um impacto no exato momento em que os dinossauros teriam sido extintos. O que leva a crer que o que matou os dinossauros (ou pelo menos, o que finalizou o extermínio dos mesmos) não formou uma cratera. Se foi um cometa , existe uma grande possibilidade de este ter explodido violentamente na atmosfera antes de tocar no chão. Essa explosão é suficiente para causar um grande estrago, dependendo do tamanho e da composição do cometa. No entanto, esse tipo de fenômeno é muito raro. A última vez que isso teria acontecido foi em 1908, quando 18 quilômetros de floresta foram destruídas na Sibéria.
-Decadência gradual
A diminuição do número de espécies no final do Cretáceo leva alguns cientistas a imaginar que talvez a sua extinção se deva a uma decadência gradual do grupo. Como nesse período as mudanças ambientais eram rápidas e radicais, os dinossauros sofreram com isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário