segunda-feira, 30 de maio de 2011

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Extin%C3%A7%C3%A3o_dos_dinossauros#Passagens_no_cinema_e_na_televis.C3.A3o
http://www.alunosonline.com.br/.../extincao-dinossauros.html
http://ciencia.hsw.uol.com.br/dinossauros5.htm
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/020611_dinosmtc.shtml
esqueletus.com
Filmes
Alguns filmes como Armageddon, Dinossauro e Impacto Profundo apresentam como correta a teoria da queda de asteróide - a mais provável de todas.
Há ainda alguns filmes de fantasia que fazem referência ao fim dos dinossauros. Como o filme Reino do Fogo que conta a história de uma espécie de dragão pré-histórico que teria se multiplicado aos milhões no fim do Cretáceo, queimando florestas e continentes inteiros em busca de alimento. O filme não propõe, de fato, uma teoria , até porque a existência de dragões na pré-história nunca foi comprovada, mas propõe a teoria de que uma espécie ainda desconhecida tenha exterminado boa parte da vida na Terra há 65,5 milhões de anos .
Como eram os dinossauros?
  • Eram grandes
  • Possuíam um encaixe dos membros diferente: os ossos dos membros ficavam em uma orientação paralela em relação ao plano longitudinal do corpo
  • Altura, largura e rugosidades dos arcos neurais;
  • Costelas com terminação proximal (que se liga às vértebras) bifurcada (a costela apresenta um formato de um Y);
  • Clavículas longas e finas;
  • Ossos dos membros proporcionalmente maiores, mas com paredes finas – indicando hábito terrestre.
Conclusão
     A maioria dos cientistas concorda que algo atingiu a terra (cometa ou asteróide),concordam que os dinossauros vinham diminuíndo antes disso,concordam que houve drásticas mudanças na temperatura e que mamíferos comiam ovos de dinossauros.
    A minha opinião é que provavelmente o que aconteceu com os dinossauros pode ter sido uma
combinação de todas as teorias- como o impacto de um asteróide com mudanças geológicas e erupções vulcânicas.Contando o fato de que os dinossauros estavam se tornando menos diversos antes do fim do período Cretáceo.
    De qualquer forma não há como chegar a uma teoria unânime,mas com a pesquisa eu aprendi muito sobre os dinossauros,não só sobre a extinção mas também como eles viveram e como eram,já que há assuntos inesgotáveis sobre eles. E a cada texto que eu leio eles se tornam mais interessantes aos meus olhos.
Imagens:
O asteróide atingindo a terra.

Drumheller, Canadá, onde se observa o nível K-T, registro da passagem
do Cretáceo para o Terciário.

Escavação de fósseis.

                                                                        Fósseis.

Imagens:
Vídeo mostrando como teria sido a queda do asteróide.
Curiosidades:

** IMPACTO NA BIODIVERSIDADE
Grupos que se extinguiram no final do Cretáceo:
Dinossauros: foram as vítimas mais conhecidas desta extinção; todo o grupo desapareceu da  Terra. Plesiossauros: répteis pré-históricos marinhos; Pterossauros: répteis pré-históricos voadores; Mosassauros: répteis escamados marinhos,etc.Além destes grupos, desapareceram também muitas famílias de foraminíferos, equinodermes, corais e esponjas.Mas a extinção de animais e vegetais não foi o único impacto deste evento na biodiversidade. Os desaparecimentos possibilitaram a radiação adaptativa dos grupos que sobreviveram nos nichos ecológicos que ficaram vagos. O melhor exemplo deste fenómeno foi a explosão de diversidade dos mamíferos, que até então eram animais de pequeno porte, solitários e noturnos.


**CROCODILIANOS
Os maiores animais sobreviventes deste evento, crocodilianos e choristodera, eram semi-aquáticos e tinham acesso a detritos. Crocodilianos modernos podem viver como detritívoro e pode sobreviver durante meses sem comida,quando jovens são pequenos, crescem devagar, e alimentam-se principalmnte de invertebrados e organismos mortos ou fragmentos nos seus primeiros anos. Foi feita uma ligação entre estas características e a sobrevivência dos crocodilianos no fim do Cretáceo.
Outras teorias
-Temperatura
Alguns especialistas afirmam que o frio estava matando dinossauros muito antes do asteróide,se sabe que antes do asteróide os dinossauros já não eram tão numerosos.
Fósseis de dinossauros encontrados em Alberta, no Canadá, e que datam de sete milhões de anos antes da colisão do asteróide até a época da colisão, mostram que a temperatura média na região caiu de 25ºC para 15ºC.

-Mamíferos
Alguns paleontólogos acreditam que pequenos mamíferos comiam ovos de dinossauros e poderiam ter prejudicado de forma permanente o processo de reprodução dos mesmos.


-Doenças
Propôs-se que os dinossauros desenvolveram novas doenças e que sendo migratórios por natureza acabavam levando-as para outras regiões, contaminando outros dinossauros.


-Erupções vulcânicas
A teoria consistente, que grandes erupções vulcânicas tenham ocorrido há 65
milhões de anos e tenham durado por milhares de anos. Nesse tempo, mares de lava basáltica teriam sido expelidos através da crosta terrestre na faixa de terra que forma hoje o planalto de Deccan, no centro da Índia. As erupções teriam liberado gases e poeira suficientes para envenenar toda a atmosfera, impedindo que a luz do Sol alcançasse a superfície do planeta. Essa catástrofe natural teria causado um estrago semelhante ao de um asteróide, sendo que a extinção das espécies ocorreria na mesma ordem da cadeia alimentar.

-Cometa
Outra teoria é que pode ter sido uma chuva de cometas. Essa possibilidade para alguns cientistas  é decorrente da ausência de uma cratera proveniente de um impacto no exato momento em que os dinossauros teriam sido extintos. O que leva a crer que o que matou os dinossauros (ou pelo menos, o que finalizou o extermínio dos mesmos) não formou uma cratera. Se foi um cometa , existe uma grande possibilidade de este ter explodido violentamente na atmosfera antes de tocar no chão. Essa explosão é suficiente para causar um grande estrago, dependendo do tamanho e da composição do cometa. No entanto, esse tipo de fenômeno é muito raro. A última vez que isso teria acontecido foi em 1908, quando 18 quilômetros de floresta foram destruídas na Sibéria.

-Decadência gradual
A diminuição do número de espécies no final do Cretáceo leva alguns cientistas a imaginar que talvez a sua extinção se deva a uma decadência gradual do grupo. Como nesse período as mudanças ambientais eram rápidas e radicais, os dinossauros sofreram com isso.
                                    Cratera de Chicxulub,costa da península de Yucatan, México
Os dinossauros foram extintos na fronteira K-T - a linha divisória entre os períodos Cretáceo e Terciário. O fim do período Cretáceo marca o fim dos dinossauros, enquanto o começo do
período Terciário marca a ascensão da vida dos mamíferos na Terra.

     A teoria mais aceita até hoje foi proposta em 1980,por Luis e Walter Alvarez. Que sugeriram que um asteróides atingiu a Terra, provocando poderosas ondas de choque, nuvens de detritos e outras devastações. Existem muitas evidências que apóiam essa hipótese. Uma delas é uma camada de um mineral chamado irídio, que existe em muitos lugares no planeta a uma profundidade que se iguala ao fim do período Cretáceo. O irídio é mais comum em detritos do espaço do que na Terra, dessa maneira, o impacto de um objeto vindo do espaço poderia ter causado esse efeito.
     Talvez o que sustente, em grande parte, essa hipótese seja a cratera de Chicxulub. Essa é a
cratera de um enorme asteróide na costa da península de Yucatan,no México. Com base nas
medidas dos sedimentos e na análise das rochas ao redor, os cientistas estimam que o asteróide que causou a cratera tinha entre 145 e 180 km de diâmetro. Isso poderia ter causado exatamente o tipo de devastação descrito na hipótese de Alvarez.
Os dinossauros foram extintos na fronteira K-T (a linha divisória entre os períodos Cretá
Meu objetivo é tentar entender e explicar o que levou os dinossauros a serem extintos do planeta. Mesmo sabendo que o assunto possui diversas teorias,e que não é possível saber ao certo o que aconteceu,eu considero o tema muito interessante e os dinossauros seres fascinantes que vale a pena serem estudados